24 de out. de 2013

Gente que Faz por Serra dos Aimorés  

Fabiano Wolff da Silva



Funcionário a 20 anos da APES (Associação de Pesquisa e Desenvolvimento Entomológico de Serra dos Aimorés), mais conhecido como “laboratório”, vem desenvolvendo um trabalho excepcional com jovens no Clube de Desbravadores Falcões do Vale.
No “Gente que faz por Serra”, Fabiano concedeu uma entrevista para conhecermos um pouco deste seu trabalho nos Desbravadores e suas opiniões em outras questões: política, juventude, assistencialismo.


PÑC - Pode-se dizer que estamos enfrentando atualmente uma epidemia de gravidezes em adolescentes. Para ter-se uma ideia, em 2000, o índice era de 18% [IBGE]. Hoje em 2013 [Treze anos depois] os números sem encontram em 33% de mulheres que engravidam entre os 12 e os 19 anos. O que esses dados significam para você?

Fabiano Wolff - Realmente os dados não mentem, pois em nossa comunidade vemos vários casos de adolescentes grávidas, sem nenhuma orientação, pois na verdade ainda não é o momento certo para elas assumirem tal responsabilidade. Sempre venho acompanhando algumas que chegam à SAMISA; lá recebem alguma orientação, ajuda, mas sabemos que na realidade o que falta é um programa de prevenção, pois os programas de atendimento e acolhimento não resolvem o problema. Falta uma política voltada para unicamente a prevenção, atuando com parceria, só assim poderemos com o passar do tempo conscientizar e amenizar a situação.


PÑC - A política Brasileira, vive um colapso de representantes culminando nas manifestações de junho. Os defensores da Democracia ainda acreditam numa política seria e promotora do bem social dos cidadãos. Qual analise você faz da política hoje e se acredita que ela seja promotora de mudanças?

Fabiano Wolff - Infelizmente a política vem sofrendo com o passar dos tempos devido aos políticos que colocamos para administrar os bens do povo. Vemos pessoas revoltadas, mas estes “grandes leões” que hoje vemos soltos rugindo, quando chega a hora de “derrubar a presa”, se tornam “gatinhos assustados”. Espero que este quadro venha a mudar, mas também somos sabedores que nada se constrói da noite para o dia, a reforma começa com pequenas mudanças para alcançar grandes no futuro.


PÑC - O sancionamento do Estatuto da Juventude em 5 de agosto de 2013 pela Presidente Dilma Rousseff garantiu os jovens de 15 a 29 anos direitos específicos. Você acredita que a partir desse mecanismo os jovens se interessem mais pela política? E como você analisa esses jovens de forma geral?

Fabiano Wolff - O objetivo é que os jovens acordem para isso, para a política, e vemos que muitos têm se levantando, o grande problema é que muitos se levantam de  forma desorganizada, é necessário rever os objetivos e como alcançar os mesmos. São poucos momentos como este, em que há possibilidade de mudanças, precisamos acreditar que é possível. 

  
PÑC - No seu perfil na rede social você colocar “Minha maior e ocupação é Desbravador, emoção sem igual, amo estar com a garotada, participar de aventuras com eles”. Como surgiu o Clube de Desbravadores Falcões do Vale em sua vida?
Quais atividades são realizadas pelos Desbravadores no Clube?
Fabiano Wolff - Bom, no nosso site Falcões Do Vale, contamos um pouco da nossa história. Mas tudo começou quando fui ver pela primeira vez um evento de desbravadores, isso em 2002, quando estava lá algo forte me tocou, era aquilo que faltava. Demorou dois anos e começamos o Clube de Desbravadores Falcões do Vale, não somente construído por mim e meus esforços, mas um grupo, uma equipe que acreditou, sonhou e nunca desistiu. É maravilhoso poder estar com a garotada, que na verdade são como filhos, irmãos... nos divertimos muito, praticamos caminhada, excursões, acampamentos, escaladas, estudamos a natureza, aprendemos do Criador. A nossa preocupação, que na verdade é o de todos os clubes de desbravadores, é cuidar de um tripé: crescimento físico, mental e espiritual.

PÑC - Existe a participação do clube em competições estaduais e regionais. Quais títulos os desbravadores de Serra dos Aimorés já conquistaram?
Fabiano Wolff - Nestes quase 10 anos que completaremos em junho de 2014; o clube tem participado e representado a nossa comunidade em eventos regionais que aconteceram em Conselheiro Pena, Teófilo Otoni, Carlos Chagas, Nanuque, Almenara; participamos também de um evento a nível estadual em Lavras/MG. A premiação nos eventos é bronze, prata ou ouro; sempre fomos prata ou ouro, ainda não tivemos o dissabor do bronze. Hoje estamos nos preparando para um evento Sul-americano, chamado Campori da Divisão Sul Americana, que reunirá 8 países da América do Sul com a participação de 32.000 desbravadores; este evento será o maior e mais importante que participamos até aqui, ocorrerá em janeiro/2014.

PÑC - O Clube realiza alguma atividade social no município que favoreça uma interação dos participantes com a Comunidade?

Fabiano Wolff - Sempre apoiamos os trabalhos das Secretarias do Município (Educação, Saúde e Assistência Social), no decorrer dos últimos anos fomos parceiros. Temos também parceria com a DASA; que em muito tem nos apoiado. Promovemos entrega de literatura, limpeza de praças, acompanhamos o desenvolvimento dos alunos nas escolas, pois as mesmas são grandes parceiras; nos preocupamos muito na formação de bons cidadãos, claro que nosso trabalho precisa de mais apoio e reconhecimento como muitos outros grupos e entidades, mas temos lutado e alcançado vitórias.


PÑC - Clube de Desbravadores Falcões do Vale desenvolve um trabalho com jovens 10 a 15 anos. O que acontece com esses jovens que atingem a idade limite? Existe uma ideia de levar esse modelo adotado pelos Desbravadores para mais jovens serrenses?

Fabiano Wolff - Ao completam a idade de 16, em alguns casos ainda mantemos o jovem no clube, mas foge do plano de trabalho, pois a idade requer atividades diferenciadas, os menores não conseguem acompanhar o ritmo dos maiores, trazendo problemas na verdade, pois o que fazemos para o grupo é para satisfazer o período que vivem, caso permaneço com maiores de 16 anos, teria que formar na verdade um novo grupo, mas nossa mão de obra não é tão grande. O Clube de Desbravadores, apesar de ser um órgão da Igreja Adventista, não se limita apenas ao atendimento dos mesmos; as portas estão sempre abertas para todos, tanto que temos cerca de 50% do nosso clube formado por adolescentes de outras denominações.
Seria bom que tivesse na comunidade um movimento que atendesse os maiores de 16 anos, mas que não se preocupasse apenas com o esporte, mas com lazer, cultura, natureza... É necessário se formar pessoas conscientes com o meio que vivem e não apenas tenham um meio de lazer e diversão.


PÑC - Defina Fabiano por Fabiano

Fabiano Wolff - Bom, bem difícil... Sou exigente não somente com os outros, mas principalmente comigo mesmo, gosto das coisas organizadas, mas tudo a seu devido tempo. Busco fazer minha parte, não preocupado com os “louros”, mas consciente da necessidade que vejo. Sei que a responsabilidade é grande, grandes desafios, mas continuo a percorrer o caminho, desistir jamais.


Conheça mais:













Nenhum comentário:

Postar um comentário