10 de out. de 2013



O perigo da Desinformação 
As invencionices, a informação meio-termo sem embasamento em dados, fatos manipulados repercutem tão rápido que de tanto serem compartilhadas, blogueadas e reblogadas  tuitadas e retuitadas acabam sendo conotadas como Verdade.
Pessoas que possuem o poder [TV, Rádio, Jornais, Revista, Lideranças Comunitárias...] nas mãos e usam isso de má fé, para bem comum ou num coletivo conveniente utilizam – se da desinformação para instaurarem o pânico, achincalhando pessoas e distorcendo verdades.
O cuidado com a informação é um método que deve ser seguido a risco, vivemos em País que lê pouco e depende dos alheios para se informarem [Muitas das vezes na base do disse – me – disse].
O Conhecimento sempre será um Poder e como todo poder eternamente será ambíguo. Cabe a você a escolha e bom uso dessa ferramenta, a informação.

Jovenildo Carvalho

________________________________________________________________________


(...) Facebook e Twitter têm sido fundamentais para catalisar o processo de mobilização dos últimos dias.Mas, ao mesmo tempo, uma situação nova como esta, em que não é possível prever o que acontecerá logo em seguida, é um terreno fértil para cultivar boatos. Muita coisa fake tem corrido a rede loucamente, criando medo. Tenho encontrado pessoas que estão apavoradas ou, pior, histéricas por conta de postagens.Segui o histórico de replicação dessas postagens e cheguei aonde? Em lugar algum, nada que sustente a informação. Ou era “telefone sem fio”, do tipo “quem conta um conto aumenta um ponto”, ou problemas de interpretação de texto sobrepostos ou um pessoal que, acredito, criou a história porque lhes era conveniente. Igual a uma cebola: é grande, é dura, mas se você for descascando descobre que, lá dentro, não tem nada.
Fofoca sempre existiu, mas agora é transmitida em massa e em tempo real. As plataformas digitais em redes sociais ajudam a mudar o modo como nos comunicamos e fazemos fluir informação pela sociedade, alterando – consequentemente – as estruturas tradicionais de poder. O que é fantástico. Mas se elas ajudam a furar bloqueios e formar, também desinformam.Tem sempre um pilantra distorcendo ou descontextualizando informação e divulgando-a, por ignorância, má fé ou visando a um objetivo pessoal ou de seu grupo. Ou aqueles que misturam realidade e desejo, fato e ficção, consciente ou inconscientemente.
Uma informação errada ao ser divulgada causa um impacto negativo contrário maior do que sua correção. Ou seja, muitas vezes, o desmentido (por ser mais sem graça) não chega tão longe quando a denúncia.
Há muita coisa acontecendo nesses tempos interessantes em que vivemos. Tudo tem que ser encarado com calma e responsabilidade. Então, controlem a emoção. [Leandro Sakamoto]
________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário